Produzimos sabonetes há quase 8 anos e desde o início o óleo de palma esteve presente em nossas formulações, pois suas propriedades conferem dureza e uma espuma rica e duradoura aos produtos. Além disso, o óleo de palma é oriundo da palmeira de onde se extrai o azeite de dendê (Elaeis guineensis). Esta é uma palmeira sagrada para muitos povos e também amplamente utilizada na culinária do nordeste, sobretudo da Bahia, onde está a nossa origem. No entanto, apesar da relação identitária e de suas ótimas qualidades, o óleo de palma que temos acesso é extraído por grandes indústrias que exploram a terra de forma predatória, expulsando populações tradicionais e povos camponeses, inclusive de forma violenta. Assim, optamos por substituir esse ativo por outros que mantém a qualidade dos nossos sabonetes e o nosso compromisso socioambiental. Os óleos vegetais utilizados em nossos produtos são majoritariamente adquiridos com cooperativas e pequenos produtores ou com empresas que realizam a extração de forma sustentável, principalmente através do extrativismo vegetal. Valorizamos nossas raízes, nossa ancestralidade e os povos tradicionais, que mantém de pé nossas tradições e saberes.
Você pode ler mais sobre o assunto em:
- DA SILVA SANTOS, Amanda Rayana; DE FARIAS, André Luís Assunção; DO CANTO LOPES, Luís Otávio. Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 16, n. 39, p. 211-231, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8261. Acesso em março 2024.
- Aumenta a violência em conflitos de terra com empresa de óleo de palma na Amazônia. Disponível em: https://brasil.mongabay.com/2023/04/aumenta-a-violencia-em-conflitos-de-terra-com-empresa-de-oleo-de-palma-na-amazonia/#:~:text=Desde%202021%2C%20a%20Mongabay%20tem,%C3%B3leo%20de%20palma%20no%20Par%C3%A1. Acesso em março 2024.
- ‘Guerra do dendê’ no Pará tem acusação de grilagem, cartório-fantasma e conflitos entre empresas, indígenas e quilombolas. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/03/guerra-do-dende-no-para-acusacao-de-grilagem-cartorio-fantasma-e-conflitos-entre-empresas-indigenas-e-quilombolas-entenda.ghtml. Acesso em março 2024.
- Multinacionais deixam de obter óleo de palma de empresa envolvida em conflitos com indígenas no PA, diz ONG. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/12/21/multinacionais-deixam-de-obter-oleo-de-palma-de-empresa-envolvida-em-conflitos-com-indigenas-no-pa-diz-ong.ghtml. Acesso em março 2024.